Rio Grande - Sábado, 23/03/2019
:: 90 anos do Porto de Rio Grande
:: Artigo
:: Cartas
:: Colunas
:: Comunidade
:: Curtas
:: Economia
:: Editorial
:: Empreendedor
:: Especial
:: Esportes
:: Foto da Semana
:: Geral
:: Pier News
:: Rio Grande - 270 anos
:: Variedades

:: Min. º
:: Max. º
Câmbio Compra Venda
U$ com. - -
U$ par. - -
Indicador Valor
Poup. Dia -



Geral 23/02/2004

RITMO DE FESTA: Janir e Fábio Branco cumprimentaram a


Passistas deram show na avenida

Expectativa de 12 mil pessoas no desfile das principais escolas

O Carnaval de Rio Grande reserva para segunda e terça-feira a apresentação das principais entidades. No total, são sete escolas do chamado Grupo Especial. A disputa deve ser acirrada. São esperadas pelo menos 12 mil pessoas nesses dois dias. O preço do ingresso para as pessoas que preferirem as arquibancas é de R$ 2. Os que optarem por ver os desfiles em pé não pagarão.
No domingo, teve início o desfile das escolas do Grupo de Acesso, com Gre-Nal, Mocidade Independente da São Miguel, Nós Jovens, Capivara, 14 de Agosto e Imperadores da Rural. Os Cafonas fariam apresentação especial.
Nesta segunda-feira, terá continuidade o Grupo de Acesso com Amigos da Cabra e Unidos da Furiosa. Depois será a vez do Grupo Especial. A abertura dos desfiles dessa categoria será com a Unidos da D. Pedro II (Cuca), seguido da Unidos da Cobra e Unidos do Mé. Para terça estão previstas as apresentações da Unidos do Zaire, Mariquitas, Unidos da Castelo Branco e Império Serrano.
As vencedoras do ano passado, Império Serrano e Unidos do Mé, devem repetir as excelentes apresentações. A Cuca é outra forte concorrente e promete levar à passarela 500 componentes, onze alas, três carros alegóricos e o tema “Fascinante Atlântida”. Com o tema “Mangacha: O Templo da Música”, a Império é mais modesta e pretende desfilar com 400 integrantes e dez alas, mas o número de carros alegóricos será o mesmo da concorrente. A Unidos do Mé tem como tema-enredo “Unidos do Mé na Era Acadêmica”. A entidade garante que vai desfilar com 250 componentes, dez alas e três carros alegóricos.
O público que for à Pista de Eventos espera que não se repita a polêmica do ano passado. O empate entre Unidos do Mé e Império Serrano gerou grandes reclamações. O secretário de Habitação e Desenvolvimento, Abdo Nader, é otimista e tem a expectativa de que grande público compareça à passarela do samba para prestigiar os desfiles. “Temos segurança e conforto para a população”.
Resultado – Na quinta-feira, haverá a apuração dos resultados, no Centro Turístico de Rio Grande (Ceturg), onde também está prevista a premiação.

Entusiasmo na primeira noite do Carnaval

A primeira noite das festas de Momo, com cerca de 6 mil pessoas, foi marcada pelo entusiasmo, tanto do público quanto das autoridades, com o novo local de apresentação de rua. O prefeito Fábio Branco, os secretários municipais e o coordenador da Comissão de Carnaval, Ramão Freitas, eram só sorrisos, pois em 20 dias havia sido construída a estrutura chamada pomposamente de Complexo Sócio-Cultural de Eventos Populares.
Antes dos primeiros desfiles, o prefeito entregou a chave da cidade ao rei momo, Faustão. “Estamos fazendo o possível para que o público e os carnavalescos tenham amplas acomodações, segurança e um local definitivo para a festa”, salientou Branco.
A prefeitura tem parceiros importantes para a realização da festa. Durante o discurso o prefeito citou cada uma das empresas que estão participando desse processo, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). No ano passado o município teve dificuldades em obter recursos através dessa lei.
O secretário de Habitação e Desenvolvimento, Abdo Nader, citou a coesão entre os vários setores da prefeitura para o êxito do empreendimento. “Os cidadãos podem contar com a estrutura necessária para assistir aos eventos”, assinalou.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cláudio Diaz (PSDB), reconheceu a importância da obra ao destacar que a união do poder público com a iniciativa privada traz resultados positivos à população. O deputado estadual Janir Branco (PMDB) também destacou o trabalho do Executivo Municipal. Após os discursos, houve o descerramento da placa de inauguração do complexo.
Blocos – A primeira entidade a desfilar foi o Bloco da 3ª Idade. Embalados pela bateria do bloco Vem Suando Que Eu Te Enxugo, os idosos deram um show na pista, sambando, cantando e transmitindo alegria ao público. As fantasias dos cerca de 150 componentes foram as mais diversificadas, desde palhaços, bruxas até pequenos adereços. Após foi a vez da Banda da Feira. O pequeno número de integrantes não foi empecilho para a empolgação de seus integrantes.
Marilú – A grande atração fora de concurso foi o Bloco Marilú, com homens vestidos de mulher satirizando os mais diversos temas sociais. O senso de humor é a marca do tradicional bloco rio-grandino. Até um cachorrinho foi levado para desfilar na passarela do samba. A boneca Marilú também é sempre uma atração. Após, desfilou o Bloco da Ilha.
Concurso – Abrindo o concurso de blocos carnavalescos, apresentou-se Os Kaki, seguido do Acadêmicos do Profilurb I, Renascer da Esperança, Dancy Days, Bafo da Onça e Erva Santa. O bloco vencedor desse concurso ganhará R$ 1 mil, como prêmio de incentivo. As entidades levaram à passarela grande número de crianças.

Conheça o que as escolas levaram à passarela

Unidos da D. Pedro II (Cuca)
Componentes: 500
Alas: 11
Carros alegóricos: 3
Tema-enredo: Fascinante Atlântida

Unidos do Mé
Componentes: 250
Alas: 10
Carros alegóricos: 3
Tema-enredo: Unidos do Mé na Era Acadêmica

Império Serrano
Componentes: 400
Alas: 10
Carros alegóricos: 3
Tema-enredo: Mangacha: O Templo da Música

Unidos da Cobra
Componentes: 250
Alas: 8
Carros alegóricos: 4
Tema-enredo: Epopéia Farroupilha

Mariquitas
Componentes: Não divulgou
Alas: 11
Carros alegóricos: Não divulgou
Tema-enredo: Os Anos Memoráveis das Mariquitas

Unidos da Castelo Branco
Componentes: 280
Alas: 14
Carros alegóricos: 2
Tema-enredo: Oxum Padroeira das Crianças

Unidos do Zaire
Até sábado à noite não haviam sido divulgadas informações da escola pela Comissão de Carnaval



30/06/2003
- Conselheiros tutelares tomaram posse
- Corede realizará reunião para definir investimentos
- Procuradoria Jurídica em novo endereço
- Sindicato ganha nova sede

17/06/2003
- Quase 8 milhões de toneladas movimentadas até o mês de ...
- Começam as obras para a realização da Fearg/Fecis
- Fumo se mantém como carga mais embarcada
- Prefeito entrega viaturas
- Obras do Galpão Crioulo
- Professor falou sobre comunicação alternativa

<  186  187  188  189  190  >   

     C o m e n t á r i o     

    I n d i c a r    N o t í c i a     

    I m p r i m i r
Participe do Jornal Bom Dia, que agora é diário, o que gostarias de ver mais em nosso jornal?
Classificados
Notícias de jovens (baladas, variedades, vestibular)
Notícias de desenvolvimento da cidade
Vou escrever um e-mail e mandar minha opinião
Câmara de Comércio
Câmara de Vereadores
Pesca Rio Grande
Porto do Rio Grande
Prefeitura Municipal
Rio Grande Virtual
Universidade do Rio Grande